Visão geral

O planejamento urbano precisa considerar o presente, o futuro e as comunidades. Como analisar dados e tomar decisões pensando nas consequências locais e globais do futuro e nos interesses da comunidade? O Geodesign é uma ferramenta inovadora que combina princípios de design com análises geoespaciais e Sistemas de Informação Geográfica (GIS) com foco na democratização dos processos decisórios auxiliados pelas mais variadas soluções tecnológicas disponíveis. Com o Geodesign, buscamos criar soluções inteligentes e sustentáveis para os desafios espaciais complexos enfrentados pela nossa sociedade, integrando criatividade, dados e tecnologia para um planejamento urbano e territorial mais eficiente e resiliente.

Benefícios

Melhore a colaboração entre as diferentes partes interessadas, otimize o uso do espaço e dos recursos e reduza custos e impactos ambientais.Explore o potencial do Geodesign para criar um futuro mais próspero e equitativo para todos!

Aplicações

O Geodesign pode ser aplicado em uma ampla variedade de setores e contextos como

Tecnologia e ferramentas

 

O Geodesign apresenta soluções eficazes para sistemas complexos no planejamento de espaços urbanos eficientes.

A GE21 Geotecnologias, atenta às demandas do mercado de planejamento urbano, desenvolveu a primeira e única plataforma brasileira destinada ao método de Geodesign. Nossos especialistas possuem sólida expertise em GIS, modelagem 3D, análise espacial, visualização de dados, sensoriamento remoto, entre outros. A nossa solução prevê a realização de oficinas onde os diversos stakeholders participam ativamente do processo de planejamento territorial e urbano, fazem sugestões, simulam cenários, avaliam impactos, tudo dentro da nossa plataforma tecnológica que suporta o processo de co-criação. Através do Geodesing é possível realizar planejamentos complexos, avaliar diferentes impactos e gerenciar riscos, facilitando, por exemplo, os processos de obtenção de manutenção da Licença Social para Operar (SLO). As oficinas de Geodesign auxiliam no planejamento Urbano, construindo comunidades cada vez mais participativas, sustentáveis e resilientes.

Experiência

Projetos de destaque em áreas de vulnerabilidade social:

Acesso a modelagens drone de algumas áreas de estudo:

Video Dandara

Video Paulo VI

Video Confisco

Case Dandara

O assentamento ilegal Dandara foi criado em abril de 2009, organizado pelo Fórum Habitacional do Barreiro, Brigadas Populares, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Comissão Pastoral da Terra (Organização Católica de Ocupação de Terras), entre outros. O projeto urbano foi desenhado por professores da Universidade Católica (2009). Hoje, Dandara é considerada a maior ocupação organizada e planejada do Brasil com apoio de diversos setores da sociedade civil. Dandara já tem mil casas cadastradas e mais de cinco mil moradores.

Ocupação Conjunto Paulo VI

É uma zona de fragilidade climática e social, onde vivem 3300 pessoas, divididas em 1044 casas. A área é altamente adensada, com poucas áreas de permeação e elevado declive topográfico. Portanto, a área foi classificada pela WayCarbon em 2016, como uma das com maior propensão a surtos de dengue, ondas de calor, inundações e deslizamentos de terra. Esta vulnerabilidade levou a um deslizamento de terra e ao desabamento de uma casa em dezembro de 2018, resultando na morte de uma pessoa

 

© Copyright 2024 - GE21 Geotecnologias - Todos os direitos reservados